Políticas Públicas desenvolvidas em Itajubá
Políticas Públicas desenvolvidas em Itajubá

 

         A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais devastado, reduzido a 7% de sua área original. Chegou a ocupar aproximadamente 15% do território nacional, estendendo-se pela faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte ao litoral de Santa Catarina.
        É um ecossistema de clima tropical, quente e úmido, apresentando um relevo de planaltos e serras que impedem a passagem de massa de ar, provocando chuvas constantes na região costeira.
       O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país.
      O município de Itajubá não possui um projeto sobre a realização de um Corredor Ecológico, mas em compensação tem realizado alguns movimentos pela preservação da natureza.
     O primeiro é o aterro sanitário. O aterro existe e funciona, mas por não ter sido inaugurado, poucos sabem de sua existência. Ele funciona de uma maneira inovadora, sendo chamado de aterro controlado. Pelo alto custo, o aterro foi financiado pelo Estado, mas sua manutenção vem das cidades envolvidas no projeto, o aterro abrange sete municípios. Ele se localiza na divisa entre Itajubá e Piranguinho, mais precisamente entre o bairro Pessegueiro e o Ranho Grande.
      O segundo movimento é o Comitê das Bacias. O comitê é uma ONG que fiscaliza os lugares em que precisa de reflorestamento, analisa mata ciliar, além de cuidar dos afluentes do rio Sapucaí.
      O terceiro movimento é o Gerenciamento de Enchentes. O projeto foi criado pelo professor Alexandre da UNIFEI e recebe apoio da Copasa. O movimento funciona como alerta à população de áreas afetadas por enchentes. O funcionamento é inovador, são usados  chips semelhantes aos de celulares instalados em pontos estratégicos ao longo de serras próximas. Com essa tecnologia os gestores conseguem saber a altura da cheia em níveis (normal, atenção e risco) 6 horas antes. Itajubá é o único lugar do país que usa dessa tecnologia.
     A Serra da Mantiqueira é o mais importante maciço montanhoso do país e localiza-se nas divisas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desta estrutura mais elevada ela desce em direção ao sul de Minas formando uma série de montanhas e planaltos elevados.
      A Serra integra o ecossistema da Mata Atlântica, que possui uma das maiores biodiversidades do planeta.
      No início da ocupação do Brasil, a Serra da Mantiqueira foi um grande obstáculo para as expedições que iam para o interior em busca de ouro e pedras preciosas. No final do século XVII, os paulistas encontraram as primeiras jazidas de ouro, no interior de Minas, o que iniciou um grande fluxo de pessoas para a região.

 

 

Horto Florestal Anhumas